quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Sigmund - cadeira multifuncional que se converte em sofá


Caracteristicas: cinco posições
Composta por poliuretano com enchimento de poliester.
Criador: Gioia Meller Marcovicz
Para mais informações: http://www.architonic.com/1022068

Para além do facto deste produto ser produzido com materias considerados económicos, factor extremamente válido e importante, este modelo de sofá/cadeira foi tido em conta como artigo "amigo do ambiente" principalmente pela sua multifuncionalidade. É lógico admitir que um determinado elemento que substitua uma série deles possa apenas por isso ter mais valor ecológico. Mas será mesmo que na compra deste, isso impedirá as pessoas de comprarem mais, pois este já lhes resolve todas as necessidades a este nível???
Pondo de lado a máxima utilizada entre muitos designers, que um produto, quanto mais funções tem, menos eficiente é nas mesmas, vamos apenas considerar se de facto, o ser multifuncional vai impedir que se adquiram mais produtos! Especialmente no que diz respeito a sofás!
Na época de consumismo em que vivemos, deviamos pensar qual vai ser o comportamento das pessoas no que diz respeito à utilização que vão fazer dos produtos que adquirem. Não só a produção dos mesmos é fundamental para um percurso sustentavel, também é fundamental a sua utilização e o seu fim de vida.


DESIGN DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS (COMO FAZÊ-LO):

http://www.zeroresiduos.info/index.php?option=com_ecodesign&task=blogcategory&sectionid=25&id=211&Itemid=183

"Os Designers que concebem um produto, devem fazê-lo mediante uma análise do ciclo de vida do produto, e utilizando diferentes estratégias de ecodesign. Podem selecionar as matérias-primas. os processos de produção e embalagem, os métodos de distribuição e o comportamento do produto durante toda a sua vida útil que tiverem o mais baixo impacte no ambiente.

O impacte ambiental de um produto, quer seja uma cadeira, uma caneta, um carro, uma máquina de lavar louça, ou qualquer outro. existe porque, por um lado, para o produzir é necessário explorar recursos naturais e energia e, por outro lado, porque durante todas as fases do seu ciclo de vida são emitidas substâncias poluentes para o ambiente e produzidos resíduos que resultam da produção, utilização e destino final. O impacte total de um produto é o somatório de todos os impactes resultantes das fases de extração de matérias-primas, produção, distribuição, utilização e destino final do produto. "

Principios a Respeitar:

http://www.zeroresiduos.info/index.php?option=com_compostagem&task=view&id=149&Itemid=114

Estratégias a aplicar:

http://www.zeroresiduos.info/index.php?option=com_compostagem&task=view&id=150&Itemid=114

Sem comentários: